NHOQUE GRELHADO COM MOLHO DE GORGONZOLA


Aprendi essa receita num programa de culinária e fiquei com água na boca.

Muitas pessoas acham que nhoque é difícil de fazer pois tem que trabalhar com as mãos, enrolar, etc, mas diria que essa é a parte “terapêutica” da preparação, pois mexer em massa descarrega todas as tensões e é um carinho fofo para as mãos. Experimente, só ponha um avental, pois na primeira vez a gente sempre se suja de farinha.

O resultado deste prato é surpreendente, pois os nhoques ficam com uma crostinha temperada que é uma delícia e molho forma uma combinação perfeita. Faça e impressione na cozinha!

Ingredientes do nhoque:
3 batata grandes
150g farinha de trigo
3 gemas
50g queijo parmesão ralado
sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
1 dente de alho em lascas
2 ramos de tomilho fresco

Preparo do Nhoque:
- Para fazer o nhoque, lave as batatas, faça furinhos na casca com um garfo e coloque-as para assarem no microondas sobre um papel toalha ou guardanapo usando o tempo que o micro sugerir para esse tipo de cozimento. Isso varia de forno para forno – no meu, deu 10 minutos na potência alta. (também dá pra assar em forno comum, para isso, enrole em papel alumínio as batatas e asse a 180° - até que elas fiquem macias -  aproximadamente 40 minutos).

- Depois de cozidas, descasque as batatas ainda quentes, faça um purê e misture com todos os outros ingredientes.

- Polvilhe farinha numa bancada e coloque uma parte da massa de nhoque para começar a enrolar (dependendo da qualidade da batata, a massa pode ficar mais ou menos pegajosa. Caso esteja grudando muito nas mãos misture um pouco mais de farinha). Enrole em forma de tubo e corte-os com a faca do tamanho que quiser – eu prefiro maiores. Na medida  em que vai contando, mantenha sobre um prato enfarinhado para não grudarem uns nos outros.

- Jogue o nhoque em água fervendo. Quando subir (aproximadamente 5 minutos),retire e coloque em água gelada para parar o cozimento. Depois, seque os nhoques com pano, pois isso vai ajudar na hora de grelha-los.

Grelhando:

- Esquente bem uma frigideira com azeite de oliva, algumas lascas de alho e um pouco de tomilho picado. Coloque os nhoques aos poucos (não toda a quantidade) para que fique espaço entre eles. Vá virando e deixe na frigideira até dar uma douradinha por fora.  

Molho

- 300ml creme de leite (preferencialmente o fresco de garrafinha, mas pode ser aquele em potes, identificados como “nata”)
- 200g queijo gorgonzola
- pimenta do reino a gosto

- sal a gosto

Ferva o creme de leite e o queijo gorgonzola até que derreta e adquira uma consistência cremosa. Prove o sal e coloque mais se necessário – talvez não precise pois o gorgonzola já tem bastante sal. Tempere com pimenta.


Finalização:
Coloque o nhoque em uma travessa, cubra com o molho e complete com queijo parmesão ralado. Leve para gratinar até ficar com a superfície moreninha.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COZINHAR NO SACO PLÁSTICO

SALADA JAPONESA

PEIXINHO DA HORTA