PEIXINHO DA HORTA

Como assim? Peixe numa horta?

Peixinho da horta é essa plantinha de folhas peludinhas, cor de sálvia. Ela é uma PANC (planta alimentícia não convencional) também conhecida como lambari da horta, lambarizinholambari-de-folhaorelha-de-coelho e orelha-de-lebre. Todos são apelidos para a Stachys buzantina, que é uma plantinha nativa lá para os lados da Turquia, Irã e Armênia. Seu apelido mais famoso “peixinho da horta” ficou popular porque o sabor e textura se assemelham com a de um peixe. Eu sinceramente acho que ela é só parecida visualmente com um peixinho, mas o gosto não tem nada a ver.

As PANCs estão ganhando muito espaço no cardápio de vários chefs, justamente pela tendência da gastronomia em consumir, valorizar e aproveitar o que se tem em volta, próximo ao local onde é feito o preparo.  Essas plantinhas não são conhecidas pela maioria das pessoas, apesar de a gente viver esbarrando nelas nas calçadas de ruas, praças, rachas de muros, canteiros de estacionamento ou terrenos baldios – acabam sendo consideradas como mato, praga ou erva daninha.

A maioria das PANCs tem aquela carinha de mato, mas o peixinho da horta é uma planta linda, com folhinhas tenras e felpudas, que fica muito bonita em vasos ou canteiros como uma planta ornamental.

O preparo mais popular do peixinho é empanado para comer como aperitivo junto com uma cerveja geladinha.  É muito simples de fazer como qualquer friturinha:

Você vai precisar de:

  •        Farinha de trigo
  •        Ovos
  •       Farinha de rosca
  •       Óleo para fritar

Para empanar:

Prepare 3 recipientes: um com farinha, outro com ovo batido e o último com farinha de rosca (tempere cada ingrediente com um pouco de sal)

Passe as folhas por cada um dos recipientes.

Depois, é só fritar em óleo, escorrer num prato com papel absorvente e servir.


 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COZINHAR NO SACO PLÁSTICO

SALADA JAPONESA