FILÉ EMPILHADO COM BATATINHAS AROMÁTICAS


Hoje vou compartilhar aqui uma receita muito especial, pois foi com ela que participei do concurso Chef do Bairro da Record!

Esse concurso foi uma experiência muito legal que funcionou assim: minha receita foi escolhida e me convidaram para gravar um vídeo para o quadro do Edu Guedes que é transmitido no programa Hoje em dia. 

Uma equipe da Record foi lá em casa gravar o vídeo e ele foi selecionado para concorrer a Chef do Bairro de Porto Alegre.

Este é o link para o vídeo  que foi exibido no programa e convidava as pessoas para votar através do portal R7.  O autor da receita mais votada seria convidado a prepará-la ao vivo na Record.
Escolhi essa receita, pois ela tem um significado especial pra mim - foi a primeira “invenção” completa que preparei e me dediquei bastante testando previamente diferentes combinações para tentar buscar o equilíbrio perfeito entre o doce e o salgado, a crocância do bacon, a textura do queijo derretido, o ponto exato da carne e o aroma das ervas frescas sobre as batatas. Gilson e meus amigos Luciano e Marcela foram as cobaias que aprovaram, mas na verdade tenho que confessar que o nome da receita não era bem esse... o prato foi batizado naquela noite como McGrace. Foi um nome divertido que surgiu em função do formato parecer um hamburger, mas achei que para inscrever era necessária uma identificação mais fácil e menos autoral. Hoje a receita tem esses dois nomes e o McGrace tem um carinho especial.
Bom, meu vídeo teve uma votação ótima, mas como não cheguei a preparar o prato lá no programa, segue a receita completa!

INGREDIENTES:
(para 4 porções)

- 8 escalopes de filé que correspondem a mais ou menos 700g de carne - aconselho comprar uma peça inteira de filé para que você possa cortar todos os pedaços do mesmo tamanho. O que sobrar do filé, aproveite para outras receitas ou congele.
- 8 fatias de bacon cortadas bem finas e compridas - sugestão: compre o bacon já cortado em tiras, que são vendidas naquelas embalagens à vácuo.
- 15 ameixas em passas sem caroço (vamos usar 2 unidades por porção e mais algumas para fazer um molho) - uma embalagem com 100 g vai ser suficiente e até sobrar;
- 4 pedaços de queijo provolone – cortados aproximadamente do tamanho de um tablete de caldo de galinha;
- 800 g de mini batatas tipo bolinha com casca;
- 3 ou 4 ramos de alecrim fresco
- azeite de oliva, sal, pimenta do reino
- barbante para montar os filés

MODO DE PREPARO:
Comece limpando e preparando o corte dos filés:

- limpe bem a peça de carne e corte as duas pontas – você vai trabalhar com o pedaço central que é bem arredondado e comprido, ideal para fazer o corte no tamanho correto;
- embale a carne enrolando a peça com plástico filme até que ela fique em forma de tubo – leve à geladeira por 20 minutos;

- corte a carne em rodelas, ainda com o plástico, fazendo 8 escalopes na altura de aproximadamente 1 dedo, ou 1,5 cm. Depois, retire o plástico e tempere com sal e pimenta. Reserve.
Prepare as batatinhas para assarem enquanto você faz os filés:

- lave as batatinhas e pré cozinhe em água fervente por 10 minutos – conte o tempo após iniciar fervura;
- coloque as batatas com a casca em uma assadeira, regue com azeite de oliva e polvilhe com sal;

- pique as folhas de alecrim, espalhe por cima das batatas e leve ao forno médio por 30 minutos.
- enquanto estiver no forno, faça a montagem dos filés.

Molho de ameixas:
- é bem rápido: pique 7 ameixas e ferva-as com água, o suficiente para cobri-las. Deixe ferver uns minutos até as ameixas amolecerem bem. Esmague com um garfo e ferva novamente, colocando uma pitada de sal. Se preferir um molho mais liso, passe numa peneira.

Montando e grelhando os filés:
- empilhe nessa ordem: filé, uma ameixa, 1 pedaço queijo, a segunda ameixa e o segundo filé;

- tudo empilhado, agora enrole com duas fatias de bacon as laterais dos filés montados.
- amarre com o barbante toda essa lateral, prendendo o bacon. Para manter a montagem firme, amarre em volta prendendo o bacon na parte superior da “pilha” e a inferior, com dois pedaços de barbante;

- numa frigideira, aqueça um fio de óleo e coloque os filés para dourar de um lado. Após dourar, vire o filé uma vez até ficar da mesma cor. Repita esse operação mais 1 ou duas vezes, dependendo do ponto que você deseja. Para ajudar, use um pegador/pinça de carne e manuseie os filés sempre pelas laterais, para que a “pilha” não desmonte. Após alguns minutos, o bacon irá aderir melhor na carne;

- doure também a lateral da montagem para o bacon também ficar douradinho - coloque cuidadosamente cada filé de lado e vá girando lentamente com a ajuda da pinça;

- quando estiver no ponto desejado, reserve para a montagem do prato.
Montando o prato:

- retire o barbante do contorno dos filés;
- em cada prato, coloque o filé com o molho por cima e algumas batatinhas ao lado. Ou, para uma montagem mais sofisticada, retire algumas folhas do ramo de alecrim, e espete as batatinhas, conforme a foto.

Obs.: Se quiser que as batatas absorvam mais o aroma do alecrim e azeite de oliva, antes de servir, aperte cada uma até que elas rompam um pouco a casca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COZINHAR NO SACO PLÁSTICO

SALADA JAPONESA

PEIXINHO DA HORTA