FAZENDO FEIRA EM PARIS
Quem vai a Paris e fica em hotel raramente conhece as feirinhas de bairro que acontecem por toda cidade. Como eu estava em apartamento da família, consegui conviver um pouco mais com o jeito parisiense de viver, comer e comprar. Adorei.
No bairro onde eu estava, Belleville, tem uma feira aos sábados pela manhã e minha prima me convidou. Eu achava que era uma feira normal, como as de Porto Alegre, mas me surpreendi muito quando vi o que vendem por lá – o parisiense resolve sua vida na feira.
Além da diversidade de produtos, tudo é muito bonito e colorido.Todos os tomates tem os cabinhos que dá uma cara de recém colhido. Os legumes e verduras são dispostos de forma mais artística, tudo organizado, combinando - isso só pode ajudar a vender. O feirantes conversam, brincam com os fregueses e dão provinhas de tudo – dá pra sair almoçado...
Por lá a gente vê frutos do mar de diversos tipos – vários peixes que são limpos na hora, moluscos e conchas de formatos que eu nem conhecia, além de ostras, alguns peixes, caranguejos e lagostas vivos.
A parte de queijos é um capítulo a parte e dá vontade de sair de lá carregado – o queijo na França é realmente muito bom e a variedades de tipos é incrível.
Vendem também comidas prontas que são lindas e diferentes – nada é trivial lá. Muitos sabores exóticos, temperos e uma infinidade de antepastos, como pastas de diversos sabores, azeitonas temperadas, queijinhos no azeite de oliva e muito mais. A mais “normal” das comidas prontas que a gente vê por lá (mesmo não sendo nada normal para uma feira de rua) são frangos sendo assados em grandes fornos (tipo TV de cachorro) – isso faz o cheirinho do frango circular por toda a feira e abre um apetite que dá vontade de comprar tudo o que a gente vê.
Até carne é vendida ao lado das frutas e verduras – é bem estranho e diferente. Tem bancas só com aves diferentes e patos. E tem também carnes preparadas para serem colocadas no forno, amarradas artisticamente com temperos – dá vontade de comer cru de tão lindo.
Um charme à parte é o jeito que eles embalam as verduras e legumes – como um buquê.
Uma delícia.
Feira na França é tudo.. Lembro que um dia estava dirigindo, me perdi na estrada e acabei numa feira no centrinho de St. Tropez.. O perfume e a variedade eram fantásticos.. E conheci tb uma feirinha em Paris, próximo da Notre Dame. As fotos estão lindas. bjus.
ResponderExcluirCarmen Carlet