COZIDO DO WILSON
Na última sexta-feira experimentei um prato fantástico, feito pelo nosso amigo e cliente Wilson que nos recebeu carinhosamente em sua casa. Ele já tinha me comentado sobre a receita, mas não imaginei que fosse tão incrivelmente boa. Não resisti e fotografei tudo. Vamos ver se aprendi?
As quantidades dos ingredientes para esse prato não são fixas – depende mesmo do número de pessoas. (adoro essa liberdade!). São eles:
- aipim descascado
- mandioquinha descascada
- batata doce descascada
- abóbora com casca
- chuchu descascado
- cenoura descascada
- batatas inteiras com casca
- linguiças – ele usou 3 tipos de linguiça defumada: 2 grossas e 1 fina
- folhas de couve inteiras
- repolho cortado em 2 ou 3 pedaços grandes
- carne de gado: ele usou peito sem osso
- temperos diversos e sal
- e para o pirão, farinha de mandioca bem fininha que Wilson trouxe de Santa Catarina – é a melhor que existe!
Como preparar:
Embora pareça complicada pelo número de ingredientes, essa receita é simples de fazer – ela só é demorada e, portanto, especial para um sábado, quando você terá a tarde para cozinhar – comece pelo menos 3 horas antes de servir.
Numa panela bem grande, coloque água, sal, os temperos de sua preferência, a carne em pedaços grandes e todos os legumes – só não coloque ainda a couve e o repolho, pois eles cozinham muito rápido e devem ficar mais para o final.
Enquanto tudo cozinha, cada ingrediente estará deixando um pouco do seu sabor nesse grande caldo. Cada legume tem um tempo diferente para ficar pronto, portanto acompanhe o cozimento para que você vá retirando-os um a um da panela quando começarem a ficar macios – isso vai garantir que eles fiquem cozidos, mas não desmanchados. Separe o que tirar da panela, coloque em pratos, mas mantenha a carne no caldo para continuar o cozimento.
No final, estarão na panela apenas as carnes e as linguiças. Eles precisam cozinhar algumas horas para que a carne fique se desmanchando. Quando isso acontecer, coloque a couve e o repolho nesse caldo para continuar fervendo.
Na hora de servir, devolva todos os legumes para a panela para que aqueçam novamente. Esse processo é só para aquecê-los - ficando alguns minutinhos no caldo, estão prontos para serem retirados da panela e devolvidos para os pratos. A carne e o caldo podem permanecer na panela.
Para servir, corte um pedacinho de cada ingrediente, junte com um pedaço “desmanchante” de carne, derrame um pouco do caldo sobre tudo e delicie-se!
Dica: o caldo é ótimo para fazer um pirão de acompanhamento. Numa outra panela vá colocando o caldo e a farinha de mandioca bem aos poucos, mexendo sempre para não embolotar até dar o ponto de pirão.
Comentários
Postar um comentário