ATUM COM CROSTA DE GERGELIM



Essa receita é pra quem gosta de comida Japonesa, mas não se atreveria a fazer, pois normalmente os pratos dão bastante trabalho. Mas esse não! É uma entrada deliciosa, sofisticada e muito fácil de fazer.


O segredo mesmo é comprar um bom peixe, pois o resto é muito fácil e rápido
E para o peixe, recomendo o nosso Mercado público onde a gente encontra o peixe mais fresco da cidade.

Ingredientes

4 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de mirin (vinho de arroz japonês – é tipo um saque para cozinhar que tem no mercado público e em lojas que vendem produtos para culinária japonesa)
1 colher de sopa de mel
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
1 pedaço de atum de 300 gramas
1/2 xícara de sementes de gergelim – eu gosto de misturar o preto e o branco pois fica mais bonito
1 colher de sopa de azeite
Opcional: wasabi em pasta, para servir – isso tem no Zaffari e em outros supermercados em formato de bastão, tipo de creme dental

Preparo do molho
Em uma tigela pequena, misture o molho de soja, o mirin e o mel. Coloque o molho, em quantidades iguais, em 2 tigelas. Em uma delas, acrescente o vinagre de arroz. – esse é o molho que vai ser servido depois, junto com o peixe pronto.

Preparo do peixe
Deixe o peixe num pote embebido com o molho sem o vinagre de arroz por alguns minutos e depois passe-o nas sementes de gergelim para que elas grudem no peixe.
Em uma frigideira com fundo grosso, aqueça o azeite, em fogo médio. Quando o azeite estiver bem quente, ponha o atum e frite-o por 30 segundos de cada lado. Só 30 segundos mesmo!
Sirva com wasabi e o molho de soja reservado.
Ele vai ficar cruzinho por dentro e cozido bem na beiradinha. Até que não gosta de peixe cru pode comer esse prato, pois ele não fica com o gosto cru tradicional.




Curiosidade:
Eu não sabia o porquê do Atum ter aquela cor tão escura e dei um Google.
Eles são assim em função do sistema vascula que é especializado em “trocas de calor”. Com essa característica, eles conseguem elevar a temperatura do corpo acima da da água onde nadam - por esta razão, são grandes nadadores, podendo migrar longas distâncias. Um atum pode nadar até 170 km num único dia.

O que fazer com essa informação? Não sei, mas eu tinha que saber...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COZINHAR NO SACO PLÁSTICO

SALADA JAPONESA

PEIXINHO DA HORTA