COZINHAR NO SACO PLÁSTICO


Essa técnica é perfeita para deixar carnes mais macias, desmanchando e os temperos mais pronunciados sem precisar ficar horas marinando, pois o cozimento acontece quase como numa panela de pressão, porém mais lentamente. 


Recebi essa dica quando fui numa loja de utensílios procurar uma panela que pudesse ir com tampa e tudo para o forno, pois tenho visto muitas receitas sendo preparadas assim e o resultado é muito bacana  Bom, o dono da loja deixou de me vender a panela, eu economizei muito mas fiquei fiel à loja por muito tempo -  pena que a loja fechou, mas tenho boas lembranças dela.


Para que a carne fique se desmanchando e desgrudando do osso eu sempre cozinhei numa forma tampada com papel alumínio durante algumas horas em fogo baixo. Porém, depois dessa dica mudei meus hábitos.
Os sacos plásticos para cozinhar podem ser comprados nos supermercados e ficam ali por perto do papel alumínio e sacos de congelar - mas cuidado, pois para aceitar altas temperaturas precisa ser um tipo próprio para isso, não vale qualquer plástico.

Essa marca que comprei já vem com os lacres pra fechar e aí fica muito fácil de usar. Esse cozimento tem 3 grandes vantagens:

1 - diminui o tempo da marinada e os sabores realçam mesmo: normalmente faço uma marinada (vinho ou suco com ervas, alho, cebola, etc.) e deixo a carne de um dia para outro pra que os temperos peguem bem. Cozinhar no saco ajuda nisso, pois caso não se tenha esse tempo ou dê vontade de fazer a carne no mesmo dia em que foi comprada, dá pra colocar os temperos todos dentro desse saco e sair cozinhando direto. Claro que de um dia pra outro fica sempre melhor, mas diria que ele quase resolve esse problema e fica parecendo que a carne passou horas temperando.

2 - diminui bastante o tempo de cozimento: diria que diminui pelo menos uma hora de forno, pois o saco plástico cria uma certa pressão e evita que os líquidos evaporem. Assim, as carnes ficam mais suculentas e precisam ficar bem menos tempo no forno.
3 - diminuir a sujeira! Como o saco é colocado sobre uma forma, a carne não fica em contato com ela e portanto eliminam-se aquelas formas grudadas que ficam pra lavar depois :)
 
Algumas dicas:

- isso é explicado na embalagem, mas sempre é bom lembrar: depois do saco lacrado é necessário fazer um pequeno furinho na parte superior para que possa evaporar um pouco e não rompa o plástico;


- dá pra fazer vários tipos de carne assim (o frango ficou famoso pois a Knorr lançou o "meu frango assado" que vem o saco e o tempero junto – funciona muito bem) mas eu prefiro os diversos cortes de carne de porco (carrê, lombinho, pernil, filezinho, etc.) ou cordeiro, já que essas carnes ficam muito gostosas com os temperos fervendo ali dentro.

- depois de pronta, a carne não fica coradinha (só um pouco) e por isso dá pra abrir a parte superior do saco com uma tesoura e deixar corar durante os últimos minutos do cozimento;

 - nas carnes de porco, depois de temperar com sal e pimenta do reino, costumo colocar dentro do saco alguns ramos de ervas (tomilho, alecrim, sálvia), rodelas de cebola e de laranja. Coloco também um pouquinho de vinho branco.

Vale  testar pra provar um sabor incrível e não passar tanto trabalho!

 

Comentários

  1. olha gostei demais dessa idéia,vou fazer. valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. eu sempre coloco legumes para assar junto (mandioca, batata, cenoura)... ficam deliciosos e é bem prático, o prato principal e o acompanhamento prontos de uma vez só.

    ResponderExcluir
  3. Pode usar para COZINHAR na água?

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana, cozinhei uma salsicha vegana neste plástico na água e deu tudo certo... Primeiro embrulhei no plástico e depois no papel alumínio... foi ok. Rola de cozinhar na agua porque o ponto de ebulição da água é 100 graus, e não ultrapassar os 260, que é a temperatura máxima que esse plástico aguenta. :) http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/08/20/clique-ciencia-como-o-plastico-que-envolve-o-peru-nao-derrete-no-forno.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava procurando essa informação! Valeu! Tb quero fazer salsicha VEGANA!

      Excluir
    2. Tbm quero experimentar salsinha vegana, estou comendo ovos há mais de um ano (sem carnes).

      Excluir
  5. Esse saco cabe um perú grande? onde eu posso comprar?

    ResponderExcluir

  6. Só para complementar...em lojas de embalagens você encontra o produto beeem mais em conta, comprei essa semana pacote com 10 por R$ 4,50 ( o que equivale a um pacote com tempero no mercado) assim ainda podemos fazer nosso próprio tempero...Técnica fácil, saudável e saboroso demaaais !!!

    ResponderExcluir
  7. Quantos minutos eu posso colocar no microondas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SALADA JAPONESA

PEIXINHO DA HORTA